
É preciso ser ético!
Não apenas de conhecimentos técnicos, habilidades pessoais, boa comunicação ou um bom relacionamento interpessoal vivem os profissionais que se destacam em suas carreiras.
Antes de tudo este profissional deve possuir, e principalmente saber utilizar, o conjunto de valores morais denominado ética que regem tanto o comportamento profissional quanto o comportamento na sociedade com que ele se relaciona.
Saber estabelecer os parâmetros necessários que possibilitem o equilíbrio entre as várias regras e normas internas da empresa em que atua e os padrões considerados éticos pela sociedade é uma das mais importantes habilidades para aqueles que buscam efetivamente o crescimento em sua área de atuação.
Tarefa difícil? De forma alguma. É evidente que os valores internos que cada pessoa adquiriu durante sua vida e que julga importante tem uma relação estreita com a facilidade ou não em ser ético. De forma mais simplista, basta encarar cada momento em sua vida pessoal e profissional de forma honesta, tornar-se transparente, confiável e se comprometer sempre com o que é coerente e justo.
Em um post anterior comentei sobre Ser Líder pelo Exemplo, é exatamente isto, para ser reconhecido em sua vida profissional seja o exemplo. (leia o post para maiores detalhes)
Mas como nem tudo é um mar de rosas, em muitas oportunidades você poderá se deparar com empresas que não são éticas, e estas pela lógica de sua formação estrutural, ou mesmo pela idoneidade de seus dirigentes, não reconhecem profissionais que atuam sob este prisma. Neste caso, não desista, se afaste, analise novas oportunidades e busque aquela que valoriza o conhecimento técnico e a formação profissional, mas acima de tudo reconhece pessoas.
Abraço